VIVER MAIS DIÁLOGO 2.0

Workshop para Casais

As perguntas podem salvar um casamento

O CAMINHO DOS VALORES NA REALIZAÇÃO A DOIS 

Paulo Roberto Rech - Psicólogo, logoterapeuta

PRÓLOGO

 

Viktor Emil Frankl:

 

“Ninguém consegue ter consciência plena da

essência última de outro ser humano sem amá-lo.

Por seu amor, a pessoa se torna capaz de ver

os traços característicos e as feições essenciais do seu amado;

mais ainda, ela vê o que está potencialmente contido nele,

aquilo que ainda não está, mas deveria ser realizado.

Além disso, através do seu amor, a pessoa que ama

capacita a pessoa amada a realizar estas potencialidades.

Conscientizando-a do que ela pode ser e do que deveria vir a ser,

aquele que ama faz com que estas potencialidades venham a se realizar."

(Frankl, Em busca de sentido, Vozes)

PERGUNTAS PARA TODOS, NA SALA:

1. O amor ao qual se refere Frankl é direcionado somente ao cônjuge?

2. Sendo SIM ou NÃO, como deveria ser o outro tipo de amor? Existe mais de um tipo de amor?

A JANELA DO HOSPITAL

Que tipo de amor podemos entender que existiu no fato narrado acima?

OS ALICERCES DO TRABALHO
 

Psicologia:

“Logos” quer dizer “sentido” na língua grega. A Logoterapia, escola de Psicologia fundada por Viktor Frankl, tem uma forte e específica base antropológica que a diferencia entre as diversas escolas da Psicologia e merece uma consideração à parte. Cabe dizer que a Logoterapia entende que o ser humano é um permanente “buscador de sentido” e ele se realiza na medida que concretiza valores. E aqui justifico o outro subtítulo, que é "o caminho dos valores na realização a dois". O "caminho dos valores" é uma das pequenas/granses intuições de Viktor Frankl e iremos perceber no decorrer do workshop.

 

Filosofia:

A filosofia deve ser base para uma boa escola de psicologia e a Logoterapia tem um orgulho muito grande de ter uma forte base filosófica, seja de autores clássicos da Filosofia, em especial Max Scheler, como também de aportes e considerações filosóficas do próprio Viktor Emil Frankl, autor da Logoterapia.

METODOLOGIA DO WORKSHOP

É dentro do campo filosófico que surge esta máxima: “mais importante que as respostas, são as perguntas” ou ainda “são as perguntas que movem o mundo”. Este conceito, que relaciona perguntas e respostas, foi apropriado por outras ciências e trouxe bons frutos também para a Psicologia.

Foi um jornalista, Warren Berger, em seu livro “A More Beautiful Question: The Power of Inquiry to Spark Breakthrough Ideas”, (No Brasil, “A pergunta mais bonita: as perguntas dos criadores de Airbnb, Netflix e Google”; Warren Berger, Ed Goya, 2014.) quem deu grande ênfase à questão. Berger é também o autor do site "AMoreBeautifulQuestion.com" (A pergunta mais linda) e o questionamento é também o tema de seu livro mais recente, “The book of beautiful questions”, cujo subtítulo vale um capítulo: “O poder das questões que irá ajudar Você a decidir, criar, conectar e a liderar”. O livro ainda não foi publicado no Brasil.

Para Berger, todas as pessoas se tornam melhores quando adotam o questionamento como rotina. A principal começa com “por quê?”, seguida de “E se?”. Por fim, vêm as perguntas iniciadas com o “como?”.